Mais um adolescente responsabilizado por liberação de mercúrio nos EUA
2005-03-01
Um adolescente de 15 anos foi preso ontem (28/2) em razão da contaminação por mercúrio na escola secundária Cardozo High School, após um outro, de 16 anos, responsabilizado pelo caso, ter sido liberado sob custódia de sua mãe.
O garoto de 15 anos foi descrito como sendo do noroeste de Washington. Ele é acusado de porte de material perigoso ilegal, segundo um policial. O outro rapaz, de 16 anos, preso no sábado (27/6), também está sendo responsabiliazdo por porte de material perigoso, bem como por conspiração de cometer disposição ilegal de lixo, crueldade contra crianças, roubo e recepção de propriedade roubada. É a primeira vez que ele é preso, segundo a Corte de Serviços Sociais informou ao juiz que analisa o caso.
Cercado por familiares, o jovem de 16 anos compareceu a Corte Superior do Distrito de Columbia (DC), em Washington, perante o juiz Milton C. Lee.
Mesmo em pequenas quantidades, o mercúrio, elemento metálico usado em alguns termômetros, pode causar risco de vida se deixado em espaço confinado, segundo a Agência de Proteção Ambiental.
A contaminação da escola de Columbia forçou os administradores do educandário a fecharem o estabelecimento para limpreza e descontaminação. Ontem (28/2), o Departamento de Saúde do DC declarou que a escola pode ser seguramente reaberta.
O jovem de 16 anos disse ter encontrado o mercúrio na própria escola, segundo autoridades. (Washington Post, 1º/3)