Mutirão para limpar rios gaúchos
2005-02-28
O lixo acumulado às margens dos rios e evidenciado pela estiagem que aflige o Estado está mobilizando comunidades. Alguns municípios prometem retomar ações de limpeza e desobstrução depois de verificar o estado em que se encontram seus fluxos dágua. A situação dos rios foi mostrada no domingo em imagens da reportagem especial de Zero Hora. Veja abaixo o que algumas cidades estão planejando.
Santo Ângelo
Um plano de ações traçado pelo Departamento de Meio Ambiente e que já vinha sendo estudado pela prefeitura de Santo Ângelo pretende salvar o Arroio Itaquarinchim. Um equipamento como draga ou uma retroescavadeira vai retirar o lixo jogado no local. O plano a ser executado nos próximos dias prevê ainda, conforme o prefeito Eduardo Loureiro (PDT), a recuperação da mata ciliar, um mutirão de limpeza e campanha de conscientização dos moradores ribeirinhos.
Uruguaiana
A Secretaria de Obras de Uruguaiana estará a partir de hoje planejando a limpeza do leito brasileiro do Rio Uruguai. Segundo o secretário de obras, Pedro Mutti, serão tomadas providências ainda nesta semana, colocando máquinas a trabalhar no local. O município ainda pretende colocar em prática o projeto Cidade Viva, que visa recuperar as margens do rio.
Lajeado
O lixo acumulado às margens do Taquari tem chamado a atenção de entidades que trabalham pela preservação do rio. O Clube Náutico Delta vem conversando, desde a semana passada, sobre a realização de um novo mutirão de limpeza. Semanalmente, o grupo composto por 50 sócios se reúne para tratar do esporte em água e de ações pela natureza. Segundo o tesoureiro do clube, José Rudi Schnorr, por causa da ausência temporária de alguns membros da entidade, não há data definida para a mobilização. (ZH, 28)