Definido local para depósito de embalagens de agrotóxicos no Rio Grande do Sul
2005-02-28
O novo depósito está situado na BR 471, entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, junto a um depósito já existente, que receberá algumas modificações para se adequar à nova finalidade. O local foi decidido na assembléia geral da Associação de Revendas de Agroquímicos do Centro do Estado do Rio Grande do Sul (Aracergs) realizada - com a presença de representantes de 36 revendedoras de agrotóxicos - no Parque da Expoagro Afubra 2005 na quinta-feira (24/2). Depois de dois anos de fundação, a Associação conseguiu a licença de operação do seu posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
Segundo o gerente de Assuntos Corporativos da Afubra, Jorge Kampf, a intenção dos associados é começar a operar no mês de março. Ele explicou que a Aracergs foi fundada há dois anos, na Expoagro Afubra de 2003, justamente com a finalidade de encontrar uma maneira mais econômica que facilitasse o enquadramento na lei dos agrotóxicos. — Levamos dois anos para conseguir a licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para o funcionamento do depósito, explicou Kämpf.
A Assembléia da Aracergs teve também a presença do representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Arno Poisl. Ele deu a notícia de que a Aracergs está credenciada pelo Inpev para operar com o posto da BR 471. O Inpev é o órgão nacional criado pelas indústrias fabricantes para solucionar a questão do destino das embalagens. A partir da entrada em funcionamento do depósito, as revendas associadas vão poder colocar na nota fiscal de venda dos seus produtos o endereço do depósito da Aracergs como o local para devolução das embalagens. A lei diz que as revendas são obrigadas a disponibilizar para seus clientes um local para devolução e este local deve constar na nota fiscal do estabelecimento. E o produtor, por sua vez, é obrigado a fazer a tríplice lavagem e devolver as embalagens no prazo de um ano.