Mercadolivre.com comercializa produtos reciclados
2005-02-28
Quando se fala em compras pela internet, normalmente os produtos que logo vêm à mente são os eletroeletrônicos, CDs e DVDs, celulares ou livros, que já se tornaram simbólicos dentro do mercado virtual. Apostando nas novidades no comércio eletrônico, o site de vendas mercadolivre.com criou uma área dedicada exclusivamente à área de reciclagem, reunindo equipamentos, máquinas e insumos do ramo.
Os usuários podem acessar a nova área de reciclagem a partir do link agro, indústria e comércio do mercadolivre.com, um dos canais onde há forte presença do B2B (business to business), segundo o diretor-presidente do mercadolivre.com no Brasil, Stelleo Tolda. – Depois de alguns estudos, esse projeto veio à tona em novembro do ano passado, durante nossa participação na Feira do Empreendedor em São Paulo, quando fomos muito procurados por empresas e ONGs atuantes neste segmento. O site busca atender desde fabricantes de equipamentos até fornecedores de matéria-prima e criadores de produtos feitos com material reciclado, diz o executivo.
O mercadolivre.com, que está há cinco anos no ar, já conta com anúncios publicados no campo de reciclagem, de vendedores de diferentes partes do país. Entre os produtos anunciados estão máquina para reciclar cartuchos de tintas, amassadores de latinhas de alumínio, bobinas feitas em material reciclado para a produção de sacos de lixo e sacolinhas de plástico, prensas enfardadeiras para a prensagem de materiais recicláveis, moinho para plásticos e até lenha ecológica.
Stelleo Tolda ressalta que, até o momento, todas as ofertas apresentadas nesta subcategoria utilizam como modelo de negócios o formato comprejá, pelo qual os produtos anunciados contam com preços fixos (o outro formato é o leilão, com oferta de lances). Em alguns casos, os vendedores também já estão trabalhando com o sistema mercadopago, no qual o comprador transfere o dinheiro para uma conta virtual no site, que o libera ao vendedor somente após a entrega da mercadoria. Para anunciar no mercadolivre.com, é cobrada uma tarifa de anúncio de 0,5% sobre o valor da mercadoria. Quando a venda do produto é consumada, o site fica com 5% de comissão sobre o valor da mercadoria, e a taxa de anúncio é estornada.
– Apesar de ser considerado um mercado embrionário para o comércio eletrônico brasileiro, a expectativa do mercadolivre.com é que a reciclagem se torne um dos principais responsáveis pelas transações da categoria agro, indústria e comércio, que cresceu mais de 350% depois de ter sido reestruturada, em agosto do ano passado, declara.
Presente no Brasil desde 1999, o mercadolivre.com tem forte presença nas comunidades de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo. Administradora do ibazar e do lokau.com, a empresa atua também na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a companhia possui mais de 3,2 milhões de usuários cadastrados no Brasil e sete milhões no continente. O site é hoje uma das URLs mais visitadas do país, alcançando uma média de 800 mil anúncios por mês. (Correio da Bahia 25/2)