Reino Unido determina revisão em projetos de nanotecnologia
2005-02-28
O governo do Reino Unido respondeu oficialmente a um dos maiores relatórios sobre nanotecnologia ordenando uma outra revisão do documento. O ministro da Ciência, Lord Sainsbury, disse que o propósito do pedido de revisão é assegurar que a legislação atual salvaguarda o meio ambiente e a saúde humana.
O relatório de julho de 2004 da Sociedade Real e da Academia Real de Engenheiros recomendou o estreitamento da regulação, no Reino Unido e na Europa, a respeito de alguns aspectos desta ciência que trata de coisas diminutas.
A nanotecnologia manipula moléculas e mesmo átomos para produzir novos materiais. Esta engenharia de precisão explora propriedades elétricas, óticas e outras. Lord Sainsbury disse que o Reino Unido quer ser líder mundial no desenvolvimento de regulamentações sobre nanotecnologia.
Ele enfatizou que há preocupações vitais e lacunas no desenvolvimento da nanociência que poderia trazer benefícios fantásticos à sociedade, desde que em seus estágios iniciais. Mas ele admitiu que os impactos sociais futuros desta ciência são desconhecidos: “Estamos hoje no mesmo estágio em que estávamos em 1940 com os computadores, frisou. (BBC, 26/2)