Lei que regula o uso de agrotóxico será revisada
2005-02-25
A Comissão de Agricultura da AL formou um grupo de estudo para analisar a regulamentação e a comercialização de agrotóxicos. Relatório apresentado ontem pelo presidente do Crea-RS, Gustavo Lange, alerta para os perigos do uso domiciliar de produtos domissanitários, utilizados no controle de pragas na lavoura. Esses produtos são vendidos livremente e usados de forma indiscriminada e sem acompanhamento nas áreas urbanas. (CP, 22)
Imbé pede recuperação da foz do rio Tramandaí
A reconstrução da ponte da Sardinha é a principal reivindicação da comunidade de Imbé, por meio da associação comunitária da cidade. O vice-presidente da entidade, procurador aposentado Arno Eugenio Carrard, afirma que até mesmo um ofício foi enviado para o Ministério de Minas, Energia e Comunicação, com o objetivo de conseguir um apoio financeiro da Petrobras para a obra. – É uma espécie de compensação que estamos pedindo à Petrobras, após tantos anos que a estatal utiliza a barra do rio Tramandaí, sugeriu.
O vice-presidente, que também é coordenador do Fórum dos Veranistas, argumenta que o local é um dos mais belos cenários do Litoral Norte gaúcho e, por isso, é importante que a Petrobras invista na recuperação da foz do rio Tramandaí, sob pena de ela ficar irrecuperável.
Depois de encaminhar o ofício à ministra Dilma Rousseff, a associação pretende partir agora para ações mais concretas. – Vamos nos reunir com os prefeitos da região para discutir o assunto, salientou Carrard.
Outro aspecto que também passará a ser discutido é a criação de um Centro de Alerta de Catástrofes Naturais. – Evitaríamos o que aconteceu com o Catarina. Não evitaria o problema, mas atenuaria os efeitos, por meio da prevenção, disse. E questiona se os gastos preventivos não seriam bem menores do que o necessário para reconstruir cidades que sofrem com esses desastres. (CP, 23)