Seca: Concluída vistoria em 276 municípios
2005-02-25
As 17 equipes da Defesa Civil do Estado concluíram vistoria em 276 municípios (75%) dos 373 que haviam decretado situação de emergência devido à estiagem até ontem à noite. A Regional de Defesa Civil (Redec) mais atingida é a de Passo Fundo, onde os 107 municípios da região decretaram situação de emergência. Na região de Santo Ângelo, com 107 municípios, há 92 na mesma situação.
Na Área Metropolitana, 54 dos 116 municípios exibem o mesmo quadro; no entorno de Santa Maria, 75 dos 107 municípios; e na área de Pelotas, são 45 dos 59 municípios. A projeção do chefe da Subchefia de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel João Luís Soares, é de que o restante das cidades seja vistoriado nos próximos dias. (CP, 7)
Terra rachada substitui riacho
Um deserto de terra rachada ocupa o lugar onde antes passava um riacho que desembocava no rio Gravataí, às margens da RS 118, próximo à BR 290. O traçado do córrego se destaca no meio da vegetação seca, principalmente em função da existência de centenas de caramujos e moluscos mortos por entre as rachaduras.
Os sinais da estiagem que atinge o Estado são visíveis na região Metropolitana e agravados pela queima de vegetação às margens das rodovias. O nível do rio Gravataí está tão baixo que é possível avistar grumatãs e birus, de tamanho pequeno, nadando junto ao balneário do Passo das Canoas.
A baixa considerável do leito do rio Gravataí faz com que a Corsan mantenha o estado de racionamento nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão, embora os cortes de água tenham sido suspensos.
(CP, 7)