Pluma tóxica encontrada perto do Rio Colorado
2005-02-25
Autoridades da área ambiental da Califórina informaram, nesta terça-feira (22/2), que vão requerer à Pacific Gas & Electric Co. o início de um trabalho de limpeza perto da unidade de gás de Mojave Desert a dim de prevenir a contaminação por uma pluma subterrânea que está vazando lentamento para o Rio Colorado.
O requerimento do Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia veio em resposta aos elevados níveis de cromo hexavalente, ou cromo 6, encontrados em 14 de fevereiro em um poço a 70 pés de distância do rio. O produto químico era utilizado pela estação de compressão de gás natural Topock da PG&E, em uma estação 11 milhas ao sul de Needles.
Não foram detectados níveis de substância química cancerígena no rio, principal font de água potável do Sul da Califórnia , que abastece 18 milhões de residentes. A água de Phoenix e Tucson também provém do Colorado, correndo desde Topock.
–Não temos indicativo de que tenha sido encontrado contaminante no rio, disse o diretor do Departamento, B.B. Blevins. Requeremos à PG&E que comece um plano de contingência, a título de medidia preventiva, completou.
No mês de março do ano passado, traços de cromo 6 foram encontrados em até 100 partes por bilhão em poços a 125 pés do rio, e o Estado ordenou à PG&E retirar 20 mil galões por dia de águas contaminadas do subsolo, redirecionando-as para uma planta de tratamento de resíduos. A empresa também teve que testar mensalmente a qualidade da água.
A contaminação perto de Topock é semelhante a um caso de poluição por cromo 6 que também envolveu também a PG&E em uma estação de compressão perto de Barstow, em 1987. O caso, que foi registrado perto de uma área residencial, serviu de inspiração para o filme Erin Brockovich. (Los Angeles Times, 25/2)