Governo do Rio apresenta primeira viatura policial convertida ao GNV
2005-02-25
O Governo do Rio de Janeiro apresenta nesta sexta-feira (25/02), às 11h, o primeiro veículo policial movido a Gás Natural Veicular (GNV). A viatura é resultado do projeto piloto da Polícia Militar para conversão inicial da frota composta por 300 carros da marca Gol. Todos os veículos são novos. O projeto é fruto da parceria tecnológica desenvolvida entre a Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo e a Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar.
– O benefício maior desse projeto será a redução do nível das emissões de gases poluentes na atmosfera, como determina o Protocolo de Kyoto que entrou em vigor este mês. Também promoverá a redução acentuada nos gastos mensais com combustíveis para a polícia. Estes 300 carros da polícia, a serem convertidos paulatinamente ao gás natural, promoverão uma economia de aproximadamente R$ 250 mil mensais nos gastos com combustíveis que a Polícia Militar tem com toda a frota composta por 3 mil veículos - explica o secretário Wagner Victer.
A viatura a ser apresentada, numa solenidade que será realizada no posto de GNV da concessionária estadual de distribuição de gás CEG, pertence ao 4º BPM (São Cristóvão). Segundo o Diretor Geral de Apoio Logístico da PMERJ, Coronel Samuel Dionízio, o kit utilizado na conversão dos veículos têm o Certificado Ambiental Para Uso de Gás Natural em Veículos Automotores (CAGN) do Ibama. A conversão inclui ainda um variador de avanço para impedir a redução na potência dos motores dessas viaturas. – Esses cilindros de gás que estarão equipando as viaturas foram testados e suportam até tiro de fuzil - completa Samuel Dionízio.
(JB 24/2)