Experiência com plantação de fumo orgânico é mostrada durante a Expoagro 2005
2005-02-24
Desde ontem (23/2) está acontecendo, no município de Rio Pardo (RS), a Expoagro AFUBRA 2005, feira agropecuária voltada à pequena propriedade rural. Entre as atrações, que incluem palestras técnicas, lavouras demonstrativas, máquinas agrícolas, produtos e serviços, também está a agroecologia. Uma experiência sustentável com o plantio de fumo sem agroquímicos está sendo mostrada e discutida durante a feira.
Resultado de uma parceria entre a Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Fundação Gaia, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Sindicato das Indústrias do Fumo (Sindifumo), o projeto vem sendo realizado há sete safras e até agora a sua comercialização ainda não é viável. No entanto, os ganhos em produtividade e a qualidade do produto é quase equivalente – e algumas vezes chega a ser superior – ao que é produzido numa lavoura convencional.
Segundo o agrônomo da AFUBRA Jorge Kämpf, o excesso de mão-de-obra e o volume de adubo orgânico necessários nesse tipo de produção encarecem o processo. – Estamos procurado alternativas entre os produtos orgânicos que existem no mercado para tentar diminuir os gastos, mas ainda faltam produtores interessados em adquirir o fumo orgânico, afirma Kämpf. Ele explica que os riscos de se plantar o fumo convencional são menores, mais um fator que contribui para que a preferência pelo uso de agroquímicos continue.
Na feira será mostrado o resultado das safras anteriores. Conforme o agrônomo da Fundação Gaia Luís Fernando Wolff, podem ser vistas as técnicas no preparo do solo, as adubações orgânicas, adubações verdes feitas nas entressafras, as práticas na condução das lavouras e os problemas observados, incluindo os produtos que foram usados para eliminar pragas. A Expoagro termina no dia 25.