Fogo na Ilha dos Marinheiros é controlado depois de 24 horas
2005-02-23
Mais de quatro dezenas de integrantes do Corpo de Bombeiros lutaram por 24 horas até controlar, no final da tarde de ontem, o fogo que consumia a vegetação da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. O incêndio teve início na segunda-feira e ainda ontem ameaçava destruir barracos erguidos às margens da BR-290, entre a Capital e Eldorado do Sul. Na segunda-feira, a Ilha das Flores também havia sido atingida. A forte estiagem, que ressecou as plantas do Delta do Jacuí, beneficiou a propagação do fogo.
Na Ilha dos Marinheiros, onde as chamas tiveram início por volta de 17h de segunda-feira, a vegetação de cerca de 1m70cm ardia sob o sol forte na tarde de ontem, assustando moradores. - O fogo está vindo rápido, com ajuda do vento. A gente tem medo, mas não pode fazer nada - disse a recicladora Rose Mery, 25 anos, cuja casa estava separada do fogo por 30 metros de distância. Moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida, junto ao Guaíba, também foram ameaçados. Em toda a região, quatro caminhões dos bombeiros e 42 soldados foram mobilizados - 30 deles alunos da escola de bombeiros. Caminhões-pipa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) contribuíram no combate ao incêndio.
A certeza de que o fogo estava sob controle só veio no final da tarde, quando oficiais dos bombeiros sobrevoaram a região. Segundo Ederson Franco, capitão do Subgrupamento de Busca e Salvamento de Porto Alegre, as chamas foram direcionadas pelo vento para próximo a regiões alagadas, o que facilitou a operação. Nesta semana, também áreas do município de Eldorado do Sul foram destruídas pelo fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros serão mantidas na região até que todos os focos de chamas sejam eliminados. As causas dos incêndios ainda não foram determinadas. (ZH, 45)