Universidade de Santa Cruz recebe área de matas nativas
2005-02-23
Em breve, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) contará com uma área de mata nativa destinada à manutenção da biodiversidade e ao estudo de espécimes vegetais e animais da região do Vale do Rio Pardo. Trata-se da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que será instalada em uma área de 385 hectares de terra doada pela empresa Souza Cruz. A cerimônia de doação acontece hoje (23/2), às 11h30min, na Unisc.
A região onde será instalada a reserva está localizada próxima ao Salto Rio Pardinho, no município de Sinimbu, a 48 km de Santa Cruz do Sul. A RPPN da Unisc será a maior no domínio da Mata Atlântica no Estado e também será a única no Brasil de propriedade de uma universidade.
A cerimônia será realizada na Sala Souza Cruz, no bloco 1 do campus da Unisc, e terá a presença de diversas autoridades, como o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; o reitor da Unisc, Luiz Augusto Costa a Campis; e o presidente da Souza Cruz, Nicandro Durante. Após a solenidade, os convidados participarão de um almoço na sede da Associação dos Docentes da Universidade (Adunisc).
A área doada é constituída por 60% de áreas virgens, 20% de áreas secundárias e capoeiras em regeneração e 20% de terras recentemente ocupadas pela agricultura e pecuária em minifúndios. O seu ecossistema permanece praticamente intacto, abrigando a área de transição entre a Floresta Estacional Decidual e a Floresta Ombrófila Mista do Rio Grande do Sul.
Com fauna e flora abundante, a RPPN da Unisc irá ampliar a capacidade do desenvolvimento de estudos, da evolução das áreas de agricultura e da multiplicação de espécies importantes. A iniciativa possibilitará, inclusive, a realização de trabalhos de educação ambiental envolvendo universitários, alunos da rede escolar e população em geral, permitindo que a comunidade se integre ao local e entenda a importância da natureza e de sua preservação.