Áreas de preservação escocesas estarão destruídas em 20 anos
2005-02-23
Durante séculos, as reservas naturais escocesas sentiram a ação da mão humana. Mas os conservacionistas alertam que, dentro de 20 anos, a situação poderá ser pior. A maioria da herança natural do país estará destruída pelo fracasso no combate à mudança climática.
O National Trust for Scotland, entidade que cuida do patrimônio natural, está preocupado com o fato de mais de 120 propriedades sob sua responsabilidade estarem sob risco de serem atingidas por violentos temporais, tendo como conseqüência a elevação dramática nos níveis dos mares e temperaturas capazes de devastar a vida selvagem, causando danos expressivos a prédios nessas propriedades.
Construções históricas como Culzean, emi Ayrshire, e Brodie Castle, em Inverness, já sofreram tais tipos de danos. Em Culzean, um prédio acima do mar, o aumento dos níveis marítimos e os temporais violentos começaram a causar erosão na costa, tão grande, que o o castelo chegou a perder a produção natural que por anos o guardava.
Em Brodie Castle, temporais muito fortes ocorridos no mês de agosto do ano passado causaram uma penetração substancial de água na sacada da construção. A decoração histórica que existia inernamente foi danificada, bem como pinturas e carpetes.
Conforme o National Trust, suas construções e jardins e herança natural serão provavelmente afetados, de alguma forma, pelo aumento do nível das águas, por danos causados por temporais ou, comforme previsto, por longos período de seca.
As enchentes também vão trazer impactos aos habitantes naturais, afetando a diversidade das espécies. No pico mais alto da região, o Ben Lawers, em Highlands, onde se tem uma vista espetacular, o Trust teme que plantas especiais, que vivem em leitos de neve, possam desaparecer, pois esta tende a derreter com o prolongamento das estações quentes.
Na semana passada, o National Trust for Scotland reuniu 25 grupos ambientais e começou uma campanha para desafiar os políticos a fazerem algo a respeito dos efeitos da mudança climática nessas áreas. Os custos dos danos ambientais poderão ser maiores que 250 mil libras.
As unidades em risco são Iona, St Kilda, Montrose Basin, Canna, Arduain Garden,
Culzean Castle, Brodie Castle, Ben Lawers, Mar Lodge Estate e Inverewe Garden. (The Independent, 22/2)