Conselho de Recursos Hídricos do RS lança planos para 2005
2005-02-22
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (CRH) apresentou ontem (21/2) proposta de orçamento do Fundo de Investimento de Recursos Hídricos para o ano de 2005 e o Programa Estadual de Saneamento Ambiental. O Programa Estadual de Saneamento tem o objetivo de formar um conjunto de ações que melhorem as condições de saneamento ambiental no Estado, aumentando a cobertura de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Este programa terá a participação da população, dos municípios e do Governo do Estado com o desenvolvimento de uma nova política estadual de saneamento, apoio técnico às prefeituras e cursos de formação de gestores em saneamento. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente e presidente do Conselho de Recursos Hídricos, Mauro Sparta, o programa foi montado para que o problema da estiagem seja enfrentado de uma forma global. — Ao longo deste ano, teremos vários assuntos importantes para serem discutidos e ações mais rápidas e emergenciais a serem tomadas, explicou. — A estiagem, a cada ano que passa, está cada vez mais forte. Precisamos estar sempre um passo à frente para que as soluções já estejam elaboradas antes que a situação fique crítica, lembrou.
Conforme o secretário estadual das Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, enquanto não pensarmos e agirmos sobre as demandas na área de saneamento ambiental, não teremos um avanço, comentou. Sobre a questão da estiagem no Rio Grande do Sul, Antunes disse que especialistas estimam que o problema da seca será cada vez mais preocupante. — Dentro da atual situação, estamos no negativo. A estiagem do ano passado foi forte e a deste ano mais ainda. Devemos trabalhar dentro de uma proposta para 10 anos, alertou. O lançamento do Programa Estadual de Saneamento Ambiental está previsto para 14 de março.