Empresa lança Floresta Urbana
2005-02-22
A Kimberly-Clark Brasil está lançando o Floresta Urbana, projeto que tem como objetivo orientar estudantes de 5ª a 8ª séries de escolas públicas sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem de materiais. A primeira etapa será desenvolvida na E.E.P.G. Prof° José Benedito Leite Bartholomei, localizada em Suzano (SP), e beneficiará cerca de 1.800 adolescentes.
Para a implantação do Floresta Urbana, a Kimberly-Clark desenvolveu uma cartilha para os estudantes com informações e dicas sobre as diferentes maneiras de contribuir para a preservação do meio ambiente. Uma outra cartilha foi criada especialmente para os professores, a fim de auxiliá-los no planejamento de suas aulas. O material traz sugestões de temas ambientais e como abordá-los com os alunos.
A escola também recebeu todo material para implantar a coleta seletiva de lixo, que será feita em parceria com a Kaper Gestão de resíduos, empresa responsável pelo transporte do material reciclado. O material coletado valerá pontos que serão convertidos pela Kaper em prêmios para a escola e seus alunos como artigos esportivos, livros, DVDs, uniformes, microcomputadores e outros.
A implantação do projeto envolveu a capacitação de 40 professores da Escola José Leite Bartholomei por meio da realização de um treinamento e de uma visita às instalações da fábrica da Kimberly-Clark em Suzano. Durante o treinamento, ministrado pela pedagoga Maria Cecília Ribeiro Mondanesi, os professores trocaram experiências sobre como trazer questões relacionadas ao meio ambiente para a realidade dos alunos em sala de aula. — O Floresta Urbana é um projeto de responsabilidade social sustentável e não tem data para terminar. Queremos que a prática da coleta seletiva faça parte da cultura das comunidades e que, em médio prazo, a escola possa ter no material coletado uma fonte alternativa de renda para investir em seu desenvolvimento, afirma o executivo da Kimberly-Clark responsável pelo projeto, Jefferson Correia.
Após a implantação do Floresta Urbana em Suzano, o projeto se estenderá para Mogi das Cruzes e Cruzeiro (SP), Correia Pinto (SC), Eldorado do Sul (RS) e Santo Amaro (BA), regiões onde a empresa opera.