EPA concorda em limitar emissões
2005-02-22
O governo norte-americano concordou, no último dia 17 de fevereiro, decidir se vai, no próximo verão, forçar plantas de carvão em 13 Estados a reduzirem emissões.
O procurador-geral da Carolina do Norte, Roy Cooper, requereu à Agência de Proteção Ambiental (EPA), no mês de março do ano passado, conclusões a respeito de se a poluição do ar originada de fora da Carolina do Norte e movendo-se para aquele Estado poderia ser prevenida por meio do atingimento dos padrões federais de saúde relativos à qualidade do ar em áreas metropolitanas.
A EPA perdeu o prazo de novembro de 2004 para dar resposta, mas chegou a uma posição com o grupo de advocacia de Defesa Ambiental de Nova Iorque e com Cooper, depois que ambos firmaram jurisprudência sobre uma potencial ação legal. A proposta ingressou quinta-feira passada (17/2) na Corte Federal do Distrito de Raleigh, na Carolina do Norte.
A corte deve aprovar a proposta a tempo, sob a qual a EPA adotará decisões preliminares a respeito da petição de agosto e terá uma decisão final em março de 2006. As plantas a carvão no centro da disputa estão em Alabama, Geórgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Maryland, Michigan, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia and Virgínia Ocidental. Se a EPA concordar com o requerimento, estas unidades a carvão terão que cortar a poluição que emitem. (NY Times, 18/2)