Estado planeja usar foguetes para fazer chover
2005-02-21
Uma espécie de chuva artificial poderá reduzir os efeitos da estiagem no Estado. A possibilidade foi anunciada pelo governador Germano Rigotto, que esteve na sexta-feira (18/2) em Marau, na região Norte, na 23ª etapa do programa de interiorização do governo estadual.
A chuva seria provocada por bombas de nitrato de prata lançadas contra as nuvens. Cada bomba é formada por centenas de partículas de nitrato de prata, jogadas por um foguete, semelhante ao utilizado com fogos de artifício. Geralmente, o artifício é utilizado em regiões onde há ocorrência de granizo. Quando se chocam contra as nuvens, as pequenas partículas destroem as pedras de gelo do granizo, que caem então sob a forma de chuva.
– Essa ação não vai resolver o problema da estiagem, mas pode amenizá-lo em alguns locais. Mas ainda estamos estudando a viabilidade dessa idéia e os possíveis locais onde ela poderia ser aplicada - disse Rigotto.
Agrônomo diz que há técnicas mais avançadas
Para o engenheiro agrônomo da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) - cujos associados freqüentemente fazem uso da técnica -, Márcio Bueno, a alternativa não tem eficácia garantida. – Contra nuvens normais, onde não há formação de granizo, creio que não terá efeito algum. Além disso, existem técnicas mais avançadas e de resultados mais seguros, como o uso de canhões de gás acetileno - explica Bueno. (ZH 19/2)