Urso polar está ameaçado pelo aquecimento global
2005-02-21
O urso polar, ícone das regiões extremas do globo, está em perigo, pois seu lar está se derretendo, segundo argumentou um grupo de ambientalistas, na última quarta-feira (16/2), ao fazer uma petição formal para que a administração Bush proteja esses animais conforme o Ato das Espécies Ameaçadas.
O Centro para a Diversidade Biológica, que fez a reivindicação no dia da assinatura do Protocolo de Kyoto, disse que não acredita que a administração Bush concordará com seus argumentos, expostos em um documento com 154 páginas.
Mas, ao chamar a atenção para o urso polar, o grupo também quis expandir a consciência pública sobre as potencialmente calamitosas conseqüências da mudança climática, que incluem o aumento do nível dos mares devido ao derretimento de calotas de gelo polar. Se a reivindicação para que o urso polar seja incluído na lista de espécies ameaçadas sob proteção legal for rejeitada pelo Serviço Norte-americano de Pesca e Vida Selvagem, os grupos vão levar o caso para a Corte.
–Esperamos trazer benefícios com a atenção do público americano para a questão, disse Kassie Siegel, autora da petição.
A população mundial estimada de ursos polares, nos últimos anos, cresceu de 25 mil para 30 mil exemplares, mas este pequeno aumento deve-se a um pacto firmado em 1973 entre Estados Unidos, Canadá, Noruega, Dinamarca e União Soviética, que restringiram a caça a esses animais. O problema agora é a elevação da temperatura, que afeta o habitat desses animais. (Los Angeles Times, 17/2)