Explosão em central nuclear do Irã causa desinformação e alarme
2005-02-18
Uma explosão que pôde ser ouvida próximo à cidade de Dailam, causou preocupação, na última terça-feira (15/2), no Irã. Segundo a TV estatal iraniana, o barulho teria sido causado pela queda de um tanque de combustível de um avião. Horas antes, o governo de Teerã havia acusado os Estados Unidos de espionagem e ameaçado derrubar seus aviões.
O clima de tensão que reina no Oriente Médio desde que se revelou que os Estados Unidos envia aviões não tripulados para espiar o Irã fez com que se confundisse um estalido na construção de uma represa com um suposto ataque aéreo sobre território iraniano. –A explosão ouvida na região de Dailam era parte dos trabalhos para a criação de uma represa, assegurou Ali Agha Mohamdi, membro do Conselho Nacional de Segurança do Irã.
Com sua declaração à agência de notícias ISNA, Mohamdi pôs fim a uma confusa notícia sobre um eventual ataque propagado ao meio-dia pela televisão estatal Al-Alam.
Em uma primeira informação, o canal havia afirmado que um avião desc onhecido havia lançado um míssil perto do porto de Dailam, próximo à fronteira com o Iraque. Minutos depois, em meio ao alarme dos meios de imprensa internacionais, a TV estatal iraniana contradisse a primeira informação e assegurou que baterias de antiaéreos do Exército iraniano haviam disparado contra um aparato desconhecido que sobrevoava a área. Pouco mais tarde, uma terceira versão apontava que um depósito de gasolina havia se desprendido de um avião iraniano e caído ao solo, em uma zona deserta. (Clarín, 16/2)