Serra quer que Congonhas pague pela poluição do ar
2005-02-17
A Prefeitura de São Paulo está estudando uma forma de cobrar uma compensação pela poluição atmosférica causada pelo Aeroporto de Congonhas, que é administrado pela Infraero. – Não dá para tirar o aeroporto da cidade, mas São Paulo merece uma compensação, porque o excesso de poluição emitido traz problemas para a vida da população, disse o prefeito José Serra, autor da idéia.
A proposta de Serra foi feita nesta terça-feira, durante sua participação no 1º Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, onde estavam o governador Geraldo Alckmin, estudiosos do assunto e integrantes de entidades civis. – Cobrando essa compensação, que pode ser em dinheiro ou investimentos, a Prefeitura passa a ter condições de criar meios para reduzir a poluição. A gente sabe que quando chegar o inverno, a situação do ar ficará mais complicada e adversa, disse o prefeito.
Durante o fórum, foi colocada em pauta a parceria entre o governo estadual e a Prefeitura para a revitalização dos parques municipais. Hélio Neves, chefe de gabinete da secretaria municipal do Verde e do Meio Ambiente, apresentou a idéia, que contou com adesão imediata da secretaria estadual do Meio Ambiente.
– Vamos passar nossa experiência de recuperação dos parques estaduais, como fizemos com o Villa-Lobos, que teve um investimento da Comgás de 50% do valor da obra, explicou o secretário José Goldemberg. (O Globo 16/2)