Kyoto: ONGs entregam a cônsul carta endereçada a Bush
2005-02-17
Representantes de quatro entidades não-governamentais - CUT, Fórum Brasileiro de ONGs, Greenpeace e Instituto Vitae Civili - entregaram nesta tarde, em São Paulo, uma carta encaminhada ao cônsul americano no Brasil, Patrick Duddy, endereçada ao presidente americano, George W. Bush. A carta, escrita em inglês é para expressar a insatisfação da comunidade internacional pelo fato de os Estados Unidos não fazerem parte do protocolo de Kyoto. O protocolo entra em vigor nesta quarta-feira.
O protesto foi realizado em frente ao consulado americano, na Chácara Santo Antônio, para marcar o dia de entrada de vigor do protocolo. O protesto é organizado em cerca de 200 cidades do mundo. A carta é assinada por Temistocles Marcelo, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de ONGs e coordenador da comissão de Meio Ambiente da CUT.
Os quatro representantes perguntaram ao cônsul ele era favorável à entrada dos EUA no protocolo de Kyoto, mas ele disse que tinha a mesma opinião do presidente de seu país. – A administração Bush busca os mesmos objetivos das entidades ambientais, mas por caminhos diferentes, disse ele, completando que considera mais corretos os caminhos de seu país. (O Globo 16/2)