Continua apelo para que EUA subscrevam Protocolo de Kyoto
2005-02-17
O Japão insiste. Ontem, véspera da cerimônia que marca a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, o governo japonês apelou novamente aos Estados Unidos para que subscrevam o tratado internacional para redução das emissões de gases que causam o aquecimento global.
O ministro de Assuntos Exteriores, Nobutaka Machimura, pediu também que a China e Índia - apesar de estarem livres das exigências do protocolo - adotem medidas urgentes para reduzir suas emissões, que estão entre as maiores do mundo. A cerimônia de adoção efetiva do Protocolo de Kyoto será no mesmo lugar onde, em 11 de dezembro de 1997, representantes de 125 países aprovaram o texto que obriga os países desenvolvidos signatários a diminuir, entre 2008 e 2012, as emissões de gases a níveis 5,2% inferiores aos que eram registrados em 1990.
Na Alemanha, ontem, a população saiu às ruas também pedindo que o governo de George W. Bush se comprometa com as exigências contidas no Protocolo de Kyoto para livrar o planeta de um desastre ecológico. (JC, Contracapa)