Mantida a moratória contra a esterilização de semente transgênica
2005-02-17
O comitê interino da Convenção sobre Diversidade Biológica, que se encontra reunido em Bangcoc, na Tailândia, decidiu-se pela renovação da moratória internacional da moratória sobre a utilização da contravertida tecnologia Terminator, responsável pela esterilização de sementes de produtos geneticamente modificados.
Trata-se de um gene utilizado pela indústria de sementes em variedades vegetais transgênicas, destinado a impedir que o grão produzido seja utilizado pelo agricultor como semente, em novo ciclo de produção, como forma de fortalecer, em proveito da indústria de sementes, a proteção sobre o direito de propriedade.
Cientistas favoráveis à utilização da tecnologia e que preferem chamá-la de GURT (tecnologia genética de uso restrito) argumentam que a sua eventual contribuição estria em prevenir a polinização cruzada entre plantas geneticamente modificadas e plantas normais.
A moratória foi declarada em 1998, com base no princípio de precaução, que recomenda cautela ante o possível impacto na biodiversidade agrícola, na cultura tradiocional do produtor rural, de habilidade no cruzamento e melhoramento genético das plantas domesticadas, e no risco de que dos genes da esterilização possam contaminar plantas silvestres. (GM, A-5)