Índia considera abrir duto de gás via Paquistão
2005-02-17
A Índia está pronta para considerar uma proposta para a construção de um duto de gás através do Paquistão, segundo informou o ministro de relações Exteriores da Índia enquanto chegava a Islamabad, no início desta semana, para mais uma tentativa de paz nas negociações em torno da região da Caxemira.
A possibilidade da construção do duto não deverá implicar uma trégua na disputa entre Índia e Paquistão por essa região, apesar de esta ter sido a primeira visita oficial de um ministro de Relações Exteriores indiano ao Paquistão em 16 anos.
O gabinete governamental indiano aprovou, em conversações com líderes do Irã, Myanmar e Turcomenistão, a construção de um duto para a importação de gás natural. O gás vindo do Irã ou do Turcomenistão poderia entrar na Índia passando pelo Paquistão.
O governo de Islamabad está há muito tempo preparado para abrigar um duto de gás desde o Irã até seu território, mas esses planos têm tido pouco sucesso em razão da disputa territorial com a Índia em torno da Caxemira.
O empreendimento renderia milhões de dólares ao Paquistão, que, com o duto, poderia fornecer gás para o seu próprio mercado. (Reuters, 15/2)