Produtos orgânicos movimentam no Brasil um mercado de US$ 70 milhões
2005-02-16
O secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, disse hoje, durante o lançamento do Programa Nacional de Agroecologia, que, além do aumento da procura por produtos mais nutritivos e saudáveis, a agroecologia é uma cultura mais rentável, pois reduz gastos com produtos químicos importados.
— Temos indicadores de que essa é uma agricultura que, além de preservar o meio ambiente e de dar melhor qualidade de trabalho aos nossos agricultores, é mais rentável do ponto de vista econômico. Com a agroecologia, o agricultor vai produzir alimentos com valor agregado cada vez maior, salientou.
Frutas desidratadas, açúcar mascavo, cereais, frango caipira, leite e mesmo a cachaça são alguns dos produtos orgânicos produzidos no Brasil. Hoje, 300 mil toneladas de orgânicos são cultivados por ano, movimentando um mercado de US$ 70 milhões. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Brasil exporta para países como Japão, Nova Zelândia, França, Alemanha e Holanda. Além disso, cerca de 30 mil produtores cultivam estes produtos mas apenas 15 mil propriedades são certificadas, sendo que 70% delas pertencem a agricultores familiares. Segundo Romário Rosseto, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Rio Grande do Sul trabalha há três anos com produtos como o frango caipira ecológico e o leite ecológico. (Agência Brasil, 15/2)