Exigências européias afetam indústria de equipamentos eletro-eletrônicos
2005-02-16
As indústrias brasileiras de equipamentos elétricos e eletrônicos terão de adequar suas linhas de produção para atender duas diretrizes européias - o ROHS (Restriction of the Use of Hazardous Substances) e o WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment). As normas passam a vigorar em 2006 e restringem a presença de substâncias perigosas em componentes de produtos como baterias, chapas metálicas, fios, cabos, plásticos e embalagens.
A lista de substâncias restritivas inclui compostos de arsênio, amianto, azo aminas, compostos de cádmio, dioxinas e furanos, retardantes de chama bromados, formaldeídos, cromo hexavalente, compostos de chumbo, compostos de mercúrio, níquel e seus compostos, ftalatos e PVC.
Passivo brasileiro
A regulamentação atinge toda a cadeia exportadora de equipamentos eletro-eletrônicos para países europeus e tem como objetivo proteger a saúde humana e o meio ambiente, minimizando o descarte dos produtos. Para atender as novas exigências européias, a SGS do Brasil, com sede em São Paulo, passou a disponibilizar no país um novo serviço: o Restrictive Substance Testing Services.
Segundo a diretora da SGS, Ângela Pellegrino, existe um máximo de 0,1% em peso permitido para chumbo, mercúrio, cromo hexavalente e outros. Para o cádmio – usado em baterias, pigmentos, plásticos e ligas metálicas – o valor máximo permitido é de 0,01% em peso. — Trata-se de uma substância extremamente tóxica e seu acúmulo nos rins por um tempo prolongado pode causar doenças renais, cálculos além de irritar o sistema respiratório, esclarece.
O chumbo, proveniente de tintas, causa dano à saúde, prejudicando crianças, pois afeta o desenvolvimento de sistema nervoso. — O mercúrio presente em baterias, switches elétricos e tintas, tem efeito cumulativo no organismo, atingindo rins e cérebro, resultando em mudanças de personalidade, tremores, surdez, dificuldades de memorização, alerta ela.
O cromo hexavalente é encontrado em materiais que passam pelo processo de cromação, como carcaças de aparelhos. A exposição se dá pela inalação, ingestão e contato e pode causar irritações nas mucosas nasais, sangramento do nariz, úlceras, podendo levar ao câncer de pulmão.
Exemplo brasileiro
A tecnologia desenvolvida pela empresa permite que suas co-irmãs atestem a segurança de seus produtos e conquistem mais espaço no mercado internacional, concorrendo com empresas que já seguem esses padrões. Por enquanto, as normas são européias, mas devem beneficiar o público brasileiro.