Fepam multa por captação irregular de água em Mostardas
2005-02-16
O proprietário de uma área de 200 hectares em Mostardas, no Litoral Norte, foi autuado no final dessa segunda-feira (14/02) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) por captação irregular de água da lagoa Bacopari para irrigação de lavoura de arroz.
O coordenador técnico da Fepam no Verão Gaúcho, MattosAlem Roxo, técnicos do setor de Irrigação da Fundação e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar constataram que havia sido rebaixado o nível de dois canais de adução para captação da água da lagoa. Conforme Roxo, o proprietário da área não tem licença da Fepam para a obra e será multado. Uma escavadeira de grande porte escondida na propriedade foi encontrada e apreendida, ficando o fazendeiro como fiel depositário. Os técnicos também determinaram o uso da máquina para recomposição dos canais.
Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 2 mil porque a bomba de sucção de água estava sem a tela de proteção na ponta e provocou a morte de centenas de peixes de pequeno porte. MattoAlem Roxo afirma que a lagoa Bacopari está com a linha da margem recuada em 360 metros do ponto normal, mostrando os efeitos da seca no Estado. (Fepam, 15/2)