Cresce a oferta de equipamentos antipoluição para agricultores da Califórnia
2005-02-15
A deterioração da poluição do ar no Vale de San Joaquin, na Califórnia, tem forçado o controle da qualidade do ar por parte de produtores rurais locais, com a crescente fabricação de equipamentos ecologicamente amigáveis para as tarefas na lavoura.
Lutando para se adaptar às novas exigências, os produtores rurais estão apelando para produtos inovadores, que possibilitam a colheita sem gerar muita poeira, bem como utilizando tratores rastreados por satélites com sistemas de posicionamento global, o que diminui o uso de combustíveis, pesticidas e fertilizantes.
A qualidade do ar tem sido crítica no Vale de San Joaquin, onde a população tem um dos maiores índices de asma do país. Em resposta, a legislação obrigou os produtores rurais a se adaptarem à legislação de controle da qualidade do ar desde 2003. Mais do que isto, desde dezembro de 2004, os produtores precisam submeter seus projetos a autoridades da área de controle de poeiras do distrito. E não podem emitir mais de 12,5 toneladas anuais de certos produtos que causam a formação de nuvens químicas. E, em junho próximo, eles deverão começar a obedecer a novas normas relativas aos cuidados com resíduos da agricultura. (Los Angeles Times, 14/2)