Projeto Mata Atlântica apresentará áreas protegidas em São Francisco (RS)
2005-02-15
Em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, estão localizadas parte da Estação Ecológica Estadual Aratinga e da Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol. Estas unidades de conservação estão sendo implantadas por meio do Projeto de Conservação da Mata Atlântica, executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O Projeto será apresentado em São Francisco de Paula para a comunidade do entorno das áreas protegidas hoje (15/02), às 20 horas, no Pomar Cisne Branco (Estrada da Roça Nova s/n - próximo ao Lago São Bernardo.
No encontro, além da apresentação das principais ações do Projeto, serão abordados temas que ajudarão a esclarecer sobre a importância da conservação ambiental das áreas em foco e também de seus entornos. Ao final, será aberto espaço para os participantes esclarecerem dúvidas sobre a implantação das unidades de conservação e os benefícios que isto traz para o meio ambiente e para a sociedade. O Projeto de Conservação da Mata Atlântica é desenvolvido por meio do contrato de contribuição financeira firmado, em 2002, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Sema, e o banco alemão Kreditanstalt Für Wiederaufbau (Kfw), visando à proteção dos remanescentes e recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica. São cerca de R$ 40 milhões para aplicação em seis unidades de conservação estaduais, três municipais e duas federais, abrangendo em torno de 13.000 km², em 28 municípios da região nordeste do Estado.
Esta será a quarta de sete reuniões programadas para acontecer nos municípios que sediam unidades de conservação que estão sendo implantadas pelo Projeto. No encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Exposição Fotográfica Mata Atlântica, com imagens de 1mX0,70cm, de diversas paisagens das unidades de conservação abrangidas pelo Projeto.