Alterações causadas pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí em parâmetros biológicos de sete espécies de peixes
2005-02-14
Resumo: A construção de hidrelétrica gera uma série de transformações no ambiente aquático e meio circundante legando as espécies de peixes presentes à mudanças adaptativas para tentarem manter suas estratégias de vida e, assim, perpetuar sua populações. O objetivo deste trabalho foi analisar as alterações dos parâmetros biológicos relacionados com a abundância das espécies após o fechamento da barragem da hidrelétrica de Tucuruí-PA, elucidando porque essas esppécies obtiveram sucesso ou não com esta mudança do ambiente. As espécies utilizadas neste estudo foram: Plagioscion squamosissimus, Triportheu albus, Psectrogaster amazonica, Serrassalmus rhombeus, Anodus orinocensis, Prochilodus nigricans e Hemiodis unimaculatus.
Os dados de comprimento, peso sexo e estádio de maturação gonadal utilizados neste trabalho, foram resultados de coletas feitas bimestralmente por pesquisadores do INPA antes (1980-1982) e depois (1985-1987) do fechamento da barragem. A área de influência da barragem foi dividida em três sub-áreas: jusante, montante e lago. Para cada uma delas foram realizadas análises da estrutura de comprimento, proporção de sexos, freqüência de maturidade gonadal e dato de condição, a fim de verificar a ocorrência de reprodução, recrutamento, e se a espécie está em melhor ou pior condição após o fechamento. Os resultados obtidos nos períodos antes e após o fechamento da barragem, para cada área foram comparados.
Os resultado indicaram que ocorreram algumas modificações nas características populacionais, sendo essas modificações distintas para cada espécies e/ou local. Conseqüentemente, alterações na reprodução, no recrutamento, e/ou na condição foram observadas em algumas ou nas três áreas de estudo, dependendo da espécie estudada. os resultados foram comparados com outros trabalhos que estudaram estas e outras espécies em ambientes naturais ou em áreas alteradas pela construção de uma hidrelétrica. Embora nossos resultados não sejam conclusivos devido, principalmente, ao intervalo entre uma coleta e outra, o que para alguns aspectos biológicos é muito longo, eles indicam que cada espécie tem uma resposta distinta às modificações do meio, estando algumas relacionadas ao seu comportamento.
Instituição: Universidade Federal do Pará.
Autor: Hemlily Eruz Rego.
Contato: (91) 3183-2121.