Curitiba é citada como cidade modelo de qualidade em conferência
2005-02-14
A conferência sobre urbanismo Eco Edge foi inaugurada nesta quinta-feira (10/02) em Melbourne com os olhos voltados para Curitiba, Barcelona e Bogotá, apontadas como modelos de cidades de qualidade. Especialistas de Amsterdã, Copenhague, Johanesburgo, Mumbai, Nova York, Pretória, São Francisco, Stuttgart e Tóquio analisarão centros urbanos de meio ambiente sustentável com projetos inovadores durante três dias de conferências e debates.
O lema dessa reunião, - meio ambiente ou desastres urbanos - busca saber a opinião de arquitetos e responsáveis de obras públicas. Um dos organizadores da conferência, o diretor de Planejamento e Cultura da prefeitura de Melbourne, Rob Adams, explicou à EFE que Curitiba, Barcelona, Bogotá e outras 11 cidades foram escolhidas por sua contribuição clara a uma nova visão urbanística, que oferece qualidade de vida. Esta é a quarta conferência urbanística desse tipo que se realiza em Melbourne desde 1999.
Adams assinalou que Curitiba e Bogotá são dois exemplos excelentes de como se pode mudar com uma boa gestão urbanística, enquanto Barcelona é um claro modelo de cidade sustentável.
Cássio Taniguchi, prefeito de Curitiba entre 1997-2000 e 2001-2004, ressaltou a importância do transporte público como a chave de sua aposta urbanista, ao tornar-se uma conexão crucial entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e meio ambiente. Taniguchi explicou que a participação da cidadania só é possível quando os cidadãos têm acesso aos lugares públicos, tanto fisicamente como através da internet. (EFE, 10/02)