Venezuela dá aval a plano de exploração de petróleo da Conoco
2005-02-14
A Venezuela aprovou um plano da companhia norte-americana ConocoPhillips com o objetivo de abrir um campo de exploração no leste da Venezuela. A informação foi dada no último Sábado (12/2) pela comapanhia estatal Petróleos de Venezuela S.A.
P plano foi aprovado depois que o presidente da ConocoPhillips, James Mulva, encontrou-se com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na sexta-feira (11/2). A companhia estatal de petróleo anunciou sua concordância com o projeto no sábado (12/2).
A ConocoPhillips planejava começar a perfuração de 14 poços no sítio venezuelano em dezembro, mas o governo da Venezuela havia colocado o projeto sob disputa. O campo de petróleo, descoberto pela Conoco em 1999 e declarado comercial em 2002, é um componente chave para os planos da Venezuela de expandir seus negócios com petróleo.
O projeto prevê a produção de 75 mil barris por dia até 2007 e 120 mil barris diários até 2009. Além da ConocoPhillips, são parceiros no empreendimento a companhia de petróleo e gás italiana Eni Spa, com 26%; e a OPIC Karimun, com 6,5¨%. A CVP, subsidiária da empresa de petróleo estatal da Veneuzela (PDVSA), ficará com 35%. (Washington Post, 13/2)