Melhorias tecnológicas na área nuclear podem violar o banimento de testes
2005-02-14
Enquanto acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, os Estados Unidos preparam-se para atualizar e renovar parte de seu próprio ultrapassado arsenal nuclear. Críticos acreditam que tal atualização poderia levar os Estados Unidos a romperem o tratado de banimento de testes de armas nucleares.
Como o projeto provavelmente envolverá a substituição de tecnologias originadas nos anos 60, os observadores estão preocupados com a possibilidade de os Estados Unidos inclinarem-se a testar novos sistemas, rompendo, assim, o Tratado de Banimento de Testes, um acordo abrangente a respeito do teste de armas nucleares.
Críticos afirmam que o plano norte-americano revela a hipocrisia da administração Bush e, na prática, eliminam esforços internacionais de persuadir outras comunidades a não desenvolverem tais tipos de armas. Na semana passada, foi revelado que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald
Rumsfeld, enviou ao Departamento de Energia um memorando no qual requer que sejam estabelecidos fundos paralelos para a realização de um estudo examinando a bomba exterminadora de refúgios que o país estaria desenvolvendo. Este estudo foi suspenso no ano passado, depois que o Congresso removeu seu financiamento. (The Independent , 8/2)