Fabricantes de etanol na França buscam maior quota para biocombustível
2005-02-09
Produtores franceses de etanol esperam obter uma quota maior de biodiesel em 2007 após terem conseguido apenas 40% da que foi alocada pelo governo para o setor de álcool, informaram fontes do governo na última sexta-feira (4/1). A França revelou, na semana passada, detalhes de um plano para triplicar a sua produção de biodiesel dentro de três anos. Para isto, produzirão uma quantidade adicional de 480 mil toneladas desse combustível e 320 mil toneladas de etanol, até o final de 2007.
O etanol é um combustível que pode ser misturado com outros, comuns, e é produzido a partir de açúcar de beterraba ou de cereais, enquanto o biodiesel é produzido principalmente a partir de sementes de colza.
–Estamos bastante desapontados, pois esperávamos uma divisão meio a meio, de 800 mil toneladas a quota, disse Alain Jeanroy, que coordena os produtores franceses de etanol, que utilizam como matéria-prima o trigo, o milho e a beterraba.
Em 2004, a França produziu cem mil toneladas de etanol, ou 0,7% do total de petróleo consumido, das quais 70% vieram do açúcar de beterraba e 30% de grãos. (Planet Ark, 7/2)