Vazamento de ácido forma nuvem sobre cidade sueca
2005-02-09
Toneladas de ácido sulfúrico vazaram de um contêiner em uma planta na cidade portuária sueca de Helsingborg, no início da sexta-feira passada (4/2). O incidente provocou a formação de uma nuvem de gás venenoso e forçou os moradores a vedarem suas casas. – Nos disseram pelo rádio para ficarmos dentro de casa em cômodos o mais fechados, mas não irmos para o porão, disse Axel Berg, 30, advogado de Helsingborg.
Um porta-voz da empresa finlandesa Kemira, dona da planta, informou que 11 mil toneladas de ácido sulfúrico vazaram durante uma operação de carregamento de um navio, antes das 4h (horário de Londres). –Em termos práticos, isto significa algo como 300 caminhões carregados de ácido sulfúrico, disse o assessor Timo Leppa.
Três horas depois, as autoridades de Helsingborg, que fica 600 quilômetros ao Sul de Estocolmo, e a 60 quilômetros de Copenhague, informaram que os residentes podiam sair de suas casas com segurança. A Polícia informou que seis pessoas foram levadas ao hospital por problemas respiratórios, mas não houve fatalidades.
A área portuária foi fechada ao tráfego, inclusive as ferrovias pararam. A população de Helsingborg é de aproximadamente 85 mil pessoas. Parte do ácido caiu no mar e iniciou-se uma reação química durante a qual a água se torna muito quente e produz vapor, disse Leppa. Pelas 7h (hora de Londres), as autoridades informaram que as pessoas podiam circular livremente. (Planet Ark, 7/2)