Califórnia estuda novas regras para emissões de fábricas
2005-02-09
O Estado da Califórnia está estudando as emissões das fábricas no que pode ser uma das primeiras tentativas de regular os gases causadores de aquecimento global, como o dióxido de carbono. Se forem adotadas pela Comissão Pública de Fábricas, as regulamentações afetariam a subsidiária Pacific Gas & Electric Co. (PG&E Corp s), a maior empresa estatal de energia; a unidade da Califórnia da Edison International s Southern; e a Sempra Energy s San Diego Gas & Electric Co.
Esta iniciativa faz parte dos crescentes esforços da Califórnia de tentar controlar as mudanças climáticas e reduzir os riscos de danos ambientais para a economia, os negócios e os recursos do Estado.
Os reguladores da qualidade do ar da Califórnia adotaram a primeira regulamentação do país destinada a reduzir as emissões de automóveis relacionadas ao aquecimento global, bem como um novo plano estatal que busca maior eficiência energética, por meio da conservação e uso de recursos renováveis, como as energias eólica e solar, construindo estoques de eletricidade. A Comissão realizará, no próximo dia 23 de fevereiro, uma conferência na qual buscará identificar as melhores práticas para as companhias do setor.
Os Estados Unidos são os maiores emissores de gases de efeito estufa, com 25% de tudo o que é lançado globalmente, embora tenham menos de 5% da população mundial.(Planet Ark, 8/2)