Empresa de Montana (EUA) é acusada em caso de contaminação por asbesto
2005-02-09
A W.R. Grace & Co. e sete atuais e antigos executivos seus foram acusados, na última segunda-feira (7/2), de conspiração ameaçadora contra residentes de Libby, em Montana, e de encobrirem os riscos à saúde de contaminação por um tipo de fibra de amianto – vermiculite. A informação é do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os indiciamentos incluem não apenas conspiração, mas violações à Lei do Ar Limpo, ligações com fraude e obstrução da Justiça envolvendo doenças relacionadas ao amianto em sua forma de material de mineração chamada vermiculite, material usado como isolante térmico, à base de ferro, alumínio e silício.
A Grace, companhia do setor químico atualmente em procedimento de falência, operou com mina e vermiculite desde 1963 até 1990, e continuou suas operações de processamento até 1992. O vermiculite estava contaminado com tremolite, um outro derivado do asbesto, à base de cálcio, magnésio e silicato. De acordo com o indiciamento que retornou de um grande júri federal de Montana, a Grace espalhou asbestos pela comunidade, nas construções comerciais e escolas, incluindo outdoors e campos de basquete.
A companhia foi citada em mais de dez condados. Se acusada, poderá enfrentar multas de centenas de milhões de dólares, segundo um oficial do Departamento de Justiça. O indiciamento informa que a Grace obteve mais de US$ 140 milhões em lucros do asbesto vermiculite contaminado. De acordo com o indiciamento, a conspiração começou em 1976 e continuou até 2002.
Um representante da Grace informou que a empresa estava preparando uma declaração pública a respeito das acusações. (Planet Ark, 8/2)