Governo e Sulgás estudam abastecimento de GNV em postos Texaco do RS
gás natural no RS
2005-02-04
Uma parceria entre Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (Semc) e a Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás) desenvolverá um estudo para instalar Gás Natural Veicular (GNV) em postos de combustíveis com a bandeira da Texaco em todo o Rio Grande do Sul. O estudo foi solicitado por representantes da empresa em audiência com o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres.
A análise irá quantificar os dados de mercado sobre a malha de distribuição do GNV e localização dos gasodutos existentes no Estado. A partir destas informações, a Texaco decidirá o volume de investimento e em quantos postos será implantado o GNV. A intenção da empresa é instalar o GNV no maior número de postos possíveis. A expectativa do secretário Valdir Andres é de que a implantação do GNV nos postos Texaco seja concluída até o segundo semestre de 2005.
A Sulgás prevê a instalação de estações-mãe próximo aos gasodutos, em locais ainda a definir, para abastecer as cidades mais próximas. As demais localidades receberão o combustível através do transporte de cilindros feito por caminhões.
A Texaco já investiu, desde o ano passado, R$ 5 milhões em melhorias nos postos do Estado. A empresa se diz preparada para investir mais na instalação do GNV. Continuando a parceria existente nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Janeiro, todos postos do Estado terão máquinas da MultiFlow. A escolha se deve ao sistema utilizado, pois é o único com anéis raspadores, que impede que o óleo entre junto com o gás para o tanque do veículo, acarretando menos manutenções posteriores.