Nova geração de carros emite menos poluentes
2005-02-04
A Associação dos Fabricantes de Automóveis dos EUA anunciou, durante o Salão de Detroit, por meio do seu presidente Fred Webber, que a nova geração de veículos apresentados em Detroit é 99% mais eficiente em relação à mecanismos de proteção ambiental do que os veículos produzidos há 30 anos, e 50% mais eficientes em relação a veículos produzidos há apenas cinco anos.
Segundo Webber, a redução dramática de 99% nas emissões dos carros, picapes e SUVs resulta de uma estratégia em quatro fases, que inclui, primeiramente, a limpeza do combustível que será consumido. Para que isso ocorra, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos teve que apertar o cerco aos postos de combustível com multas milionárias para os falsificadores. - Depois, a engenharia de motores está muito mais evoluída e os novos sistemas eletrônicos disponíveis, de injeção e auto-regulagem, permitem uma queima muito mais eficiente nos cilindros - diz Webber.
Também os gases que são expelidos passam por catalisadores cada vez mais avançados e eficientes, observa. - Finalmente, a cilindrada de um motor não quer dizer mais nada nos dias de hoje. Por exemplo, pode-se ter um motor de 400hp que polui muito menos do que um motor de 50hp fabricado há 20 anos - afirmou Webber.(CP, 14)