Brasil assina acordo com banco japonês para financiar produção de biocombustíveis
2005-02-04
O Ministério da Agricultura assinou nesta quinta-feira um acordo de financiamento da produção de biocombustíveis com representantes do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC). O acordo inclui o desenvolvimento de um projeto-piloto para estudo da viabilidade de financiamento e já está sendo preparado por uma empresa privada desde meados do ano passado. O estudo vai avaliar o tamanho do financiamento necessário para o Brasil aumentar sua produção de biocombustíveis, de forma que possa suprir a demanda do Japão desse tipo de combustível.
No caso do álcool, por exemplo, para atender ao consumo daquele país, o Brasil teria que aumentar em 1,8 bilhão de litros sua produção anual. Hoje o país produz 14,6 bilhões de litros de álcool por ano e exportou, no ano passado, 2,6 bilhões para Suécia, Estados Unidos, União Européia e Ásia.
O acordo de cooperação bilateral permitirá investimentos na expansão das áreas de plantio de cana-de-açúcar, na instalação de novas destilarias e em infra-estrutura de estocagem e transporte de etanol. O programa foi apresentado pelo ministro Roberto Rodrigues durante visita ao Japão no ano passado.
Uma portaria do governo japonês autoriza a mistura de até 3% de álcool na gasolina, o que abre a possibilidade de um grande mercado para o produto brasileiro. O Ministério da Agricultura, no entanto, acredita que é preciso primeiro aumentar a produção para não correr o risco de perder mercado no futuro, caso o Brasil não consiga atender a toda a demanda.
O JBIC, que tem US$ 100 bilhões em ativos, está financiando a BR-116 e o projeto do Rio Jaíba, em Minas Gerais, mas o principal projeto do banco no Brasil é uma parceria de US$ 4,6 bilhões com a Petrobras.
(O Globo 3/2)