Iberdrola investirá 45 mi de euros em usina eólica no Brasil
2005-02-04
A companhia espanhola de energia Iberdrola anunciou nesta quinta-feira que vai investir 45,2 milhões de euros na construção de uma usina eólica no Brasil, sua primeira no país. A empresa também assinou um contrato de 20 anos com a Eletrobrás, que comprará a energia produzida pela planta de 50 megawatts, informou a Iberdrola em nota.
A usina de energia eólica será erguida no Rio Grande do Norte e deve começar a produzir eletricidade em 2006. Ela será construída e operada pela Wobben Windpower, uma unidade da fabricante alemã de turbinas eólicas Enercon. A segunda maior empresa de energia elétrica da Espanha tinha anunciado em novembro a intenção de entrar no mercado eólico do Brasil, mas não tinha dado detalhes sobre os planos de investimento.
Além de energia eólica, a Iberdrola participa no Brasil do consórcio Guaraniana em conjunto com o Banco do Brasil e com o fundo de pensão do banco, Previ. O consórcio controla as distribuidoras Coelba, Celpe e Cosern que atuam nos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte respectivamente.
O desenvolvimento desta instalação eólica faz parte da participação de Iberdrola no Programa Proinfa, cujo objetivo é potencializar as energias renováveis no Brasil. A área de renováveis é um dos pilares do Plano Estratégico da Iberdrola, que prevê tramitar 5.500 megawatts em 2008, dos quais 1.000 megawatts estarão fora da Espanha. (Reuters e EFE, 03/02)