Descoberto vazamento de óleo no Mar do Timor
2005-02-03
A produtora de petróleo e gás Woodside Petroleum Ltd está investigando a causa de um vazamento de óleo em seu campo de extração, no Mar do Timor, informou ontem (2/2). O vazamento fio percebido no dia 18 de janeiro, e, através de investigações, constatou-se que o problema era no fluxo do poço da lâmina 2. Ele, assim como outros poços, está conectado ao sistema de produção onde o vazamento foi percebido.
A Woodside imediatamente comunicou as autoridades governamentais e começou a investigar as causas e a dimensão da ocorrência. O vazamento estimado e de 300 barris (50 metros cúbicos) de petróleo, mas esta é uma estimativa preliminar. A lâmina de petróleo é muito fina, evapora-se rapidamente na superfície do mar.
Conforme a empresa, o problema atual não está relacionado ao que aconteceu na lâmina do poço número 5, em outubro do ano passado, onde aconteceu um vazamento de aproximadamente sete metros cúbicos. Os reparos neste local serão feitos somente no segundo triestre de 2005.
O poço da lâmina 8 produz cerca de seis mil barris por dia e está em estado de vigilância desde o último dia 18 de janeiro. As unidades ficam a 350 quilômetros da costa australiana e a 150 quilômetros a Sul do Timor Leste. (The Daily Telegraph, 3/2)