Incêndio destrói 10 hectares de mata na região de Santa Maria
2005-02-01
Um incêndio de quatro horas em uma chácara do distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, domingo à tarde, queimou cerca de 10 hectares de plantação de eucaliptos. Segundo o dono das terras, José Luiz Dalla Costa, e vizinhos, o fogo teria começado depois que um trem da América Latina Logística (ALL) passou pelo local soltando faíscas pelos trilhos. Segundo os vizinhos, os bombeiros foram chamados, mas como estavam atendendo a outro incêndio - também em Boca do Monte -, demoraram cerca de duas horas para chegar. Conforme testemunho dos moradores, os dois incêndios - o segundo ocorreu em um barranco, perto dos trilhos - teriam começado após a passagem do trem da ALL.
Quando chegaram à propriedade de Dalla Costa, por volta das 17h, os bombeiros começaram a apagar o fogo, mas logo tiveram de voltar à sede, em Santa Maria, porque a água tinha acabado. A preocupação da família era que o fogo chegasse à casa, já que as labaredas estavam se alastravam rapidamente por causa do vento forte. Dalla Costa e os vizinhos chegaram a abrir um caminho no meio do mato seco, com uma enxada, para evitar que o fogo se alastrasse. Dalla Costa estava revoltado com a possibilidade de o fogo ter começado por causa do trem. As labaredas queimaram 10 dos 12 hectares da terra.
- Planto eucaliptos há oito anos para reflorestar. Não é a primeira vez que pega fogo, mas nunca tinha sido nessas proporções - disse ele, que promete processar a ALL. Dalla Costa perdeu também duas colméias de abelha. Até o final da tarde, ele ainda não tinha contado o prejuízo total. Domingo à noite, a assessoria da ALL foi procurada. Um homem atendeu o celular da assessora, Neiva Mello, e disse que ela não estava e não voltaria para casa. (Diário de Santa Maria, 31/01)