Cientistas ingleses avaliam perigos do clima
2005-02-01
Em encontro de três dias que está sendo realizado em Exeter, na Inglaterra, sobre mudança climática, uma das maiores preocupações do governo foi com relação às formas de evitar efeitos adversos do clima. Os participantes do encontro, mais de 200 ao todo, vão tentar entrar em acordo sobre como definir o que é um nível perigoso em termos dos efeitos do câmbio climático.
Eles esperam que isto lhes leve a um melhor entendimento sobre os métodos que poderão ser empregados para evitar uma catástrofe climática. –Quanto mais você entende, mais percebe que não entende, diz o Dr Geoff Jenkins, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Negócios Rurais (Defra).
Entre as questões que eles irão tentar responder estão as seguintes:
Para diferentes níveis de mudança climática, quais são os impactos chave para diferentes regiões e setores e para o mundo, como um todo?
Como esses níveis trarão impactos em termos de estabilização das concentrações dos gases de efeito estufa e padrões de emissão requeridos para atingir tais níveis?
Quais são as opções tecnológicas para se chegar à estabilização de gases estufa em diferentes concentrações na atmosfera, levando em conta custos e incertezas? (BBC, 31/1)