Mar vence batalha na conservação da costa inglesa
2005-02-01
Por mais de um século, o National Trust, maior proprietário privado de terras costeiras na Inglaterra, com mais de 700 milhas, tratou de preservar esta herança britânica. No entanto, agora, admite que esses sítios renderam-se à invasão do mar. O Trust reconhece que, no próximo século, o aquecimento global vai fazer com que diversas áreas de conservação sejam inundadas por causa do aumento do nível dos mares.
Gerentes da organização, que tem 3,4 milhões de membros e uma renda anual de 30 milhões de libras, advertiram que gastar com defesas na costa vai ser altamente contraprodutivo, sendo um sacrifício humano, pois não é possível evitar o curso da natureza.
Sob esta nova política de gerenciamento retraído, um total estimado em 50 sítios estão sendo redesenhados na costa britânica. Um estudo deverá catalogar a extensão da erosão nas praias e formações geológicas em 18% da costa da Inglaterra, Wales e norte da Irlanda.
Existe um temor de inundações na Grã-Bretanha. Estima-se que o nível do mar aumente pelo menos um metro até 2080, o que custará ao país, em obras, um total de 27 bilhões de libras por ano até o final do século. (The Independent; BBC, 31/1)