Governo dos EUA adiciona causas ambientais à lista de agentes de câncer
2005-02-01
O governo norte-americano está, pela primeira vez, adicionando vírus à sua lista suspeita de causar câncer, incluindo o da hepatote B e C e um terceiro vírus que causa doenças sexualmente transmissíveis. Chumbo, raios-X e compostos de alimentos grelhados também foram adicionados à lista.
É sabido que o vírus da hepatite pode causar câncer de fígado e que algumas formas de papilomavírus sexualmente trasnmissíveis podem causar câncer cervical. Os agentes foram adicionados nesta segunda-feira (31/1) à lista somente depois que agentes do governo decidiram ir além do foco de relaórios históricos sobre as causas ocupacionais e ambientais de câncer, disse o Dr. Christopher Portier, diretor associado do Programa Nacional de Toxicologia, que preparou o mais recente relatório sobre o assunto.
–Sentimos o relatório precisava ser expandido para incluir outras coisas em nosso ambiente geral que pudessem causar câncer, disse Portier. O Dr.
Michael Thun, do programa epidemiológico da Sociedade Americana do Câncer, disse que a adição de vírus foi importante. – Esses carcinógenos humanos são muito importantes, afirmou.
A lista, que agora identifica 246 agentes suspeitos de causar câncer, pretende informar a população que pode ou não estar exposta a qualquer uma dessas substâncias, a fim de que ela pense sobre as mesmas.
É interessante a adição dos raios-X à lista. –É simplesmente para lembrar as pessoas que quando elas tomarem uma decisão a respeito de raio-X, que pensem sobre e falem com seu médico, assinalou Portier. Contudo, o Colégio Americano de Radiologia considerou falha a adição de raios-X e raios gama, dizendo que foi um erro, podendo levar os pacientes a evitarem a busca de certos cuidados médicos.
A adição de grelhados à lista é porque estudos indicam que estes alimentos podem aumentar o risco de câncer, pois liberam certas substâncias, a altas temperaturas. A recomendação é para que não sejam consumidos com freqüência.
Chumbos e seus compostos, usados em baterias, tintas e cerâmicas, e em cosméticos, também foram acrescentados à lista. O relatório completo sobre carcinógenos está no site http://ntp.niehs.nih.gov. (Washington Post, 31/1)