Parques terão estrutura para trabalho voluntário
2005-01-31
As Unidades de Conservação brasileiras já podem se estruturar melhor para contar com a colaboração de trabalhadores voluntários. Uma portaria do Ministério do Meio Ambiente cria o Programa Nacional de Voluntariado em Unidades de Conservação e estabelece as regras para a implementação do programa.
Qualquer unidade de conservação federal, estadual ou municipal, poderá participar do programa, bastando assinar um termo de adesão junto à Diretoria de Áreas Protegidas do MMA. As unidades de conservação participantes terão acesso a cursos de capacitação sobre planejamento e gestão de voluntariado promovidos pelo MMA. Receberão, ainda, material de apoio como cartazes, folhetos explicativos, vídeos e apostilas.
Qualquer cidadão poderá participar do programa. A orientação é procurar a unidade de conservação mais próxima de sua residência e verificar a disponibilidade de vagas para trabalho voluntário. O único pré-requisito, além da disposição, é estar em condições físicas compatíveis à função que for exercer. No futuro haverá, na página do MMA na internet, um espaço indicando a oferta de vagas para voluntários nas unidades de conservação. (MMA 31/1)