Chávez poderá anunciar compra de ativos da Shell
2005-01-31
Segundo funcionários argentinos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que chega hoje (31/1) a Buenos Aires, poderá anuncar investimentos de US$ 1 bilhão para a compra dos ativos da Shell na Argentina, embora o valor dos ativos da empresa sejam inferiores. Na Argentina, a Shell controla uma rede de aproximadamente 900 estações de serviços, além de uma refinaria em Campana.
Pouco mais de 150 estações de serviço pertencem à petroleira, e o restante está em mãos de particulares. O ativo da Shell com mais de 700 estações correspondem a contratos de adesão qie se renovam em prazos de três a cinco anos.
Em nível mundial, a Shell está vendendo filiais para concentrar-se na compra de mais três áreas petroleiras, após o escândalo financeiro que protegonizou po Ter difundido números maquiados sobre suas reservas de óleo cru.
Hpa dez meses, funcionários venezuelanos, como o ex-ministro de Energia, Rafael Rodríguez , e o presidente do Banco de Comércio Exterior, Víctor Alvarez, assinalaram o interesse da PDVSA pela Shell. O próprio titular da filial argentina, Juan José Aranguren, admitiu a possibilidade de uma venda e não descartou que seja para a PDVSA. (Clarín, 31/1)