Peixes do Báltico apresentam toxicidade, diz WWF
2005-01-31
Alguns peixes do Mar Báltico apresentam muita toxicidade para serem consumidos porque os venenos industriais estão prejudicando a vida selvagem de focas a águias, diz a ONG World Wildlife Fund (WWF).
–Peixes de algumas áreas do Mar Báltico estão tão contaminados que podem ser muito tóxicos para ,ercados da União Européia, diz um relatório sobre o estado das águas salgadas superificiais do nordeste da Europa. Estima-se que 31 quilos de policloreto de bifenilas (PCBs) acumularam-se todos os anos em peixes obtidos do Mar Báltico entre 1980 e 1990 e é quase certo que foram parar na mesa das pessoas que consumiram peixes da região.
O uso dos chamados doze sujos, substâncias químicas que incluem PCBs, dioxinas e pesticidas contendo DDT, está proibido em razão de um pacto das Nações Unidas firmado em 2001. Tais substâncias armazenam-se nos tecidos gordurosos e causam diversos problemas hormonais.
Em 1995, o governo sueco recomendou que mulheres e crianças deveriam limitar o consumo de salmão do Báltico, por causa desses poluentes, relacionados a problemas de saúde como câncer, e a doenças de nascimento. (Planet Ark 25/01)