MAB concentra ações em Vacaria
2005-01-28
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) encerrou ontem mobilizações em dois pontos do Norte do Estado. Representantes do MAB concentrados na região de Goio-En, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, decidiram em assembléia se deslocar para Vacaria. Lá, um grupo de atingidos que permanece acampado às margens da BR 116 entrou em confronto com a Brigada Militar na manhã dessa quinta-feira. Os integrantes do movimento que desde quarta-feira obstruíam o acesso ao canteiro de obras da Usina São Bernardo, em Barracão, também optaram por seguir para Vacaria.
Os membros do MAB que estão instalados na BR 470, no município catarinense de Campos Novos, resolveram ficar no local. Eles aguardarão o resultado de uma reunião que acontecerá na manhã de hoje, em Lages (SC), entre o movimento, a Enercan, empresa construtora da usina, um procurador da República e o Ibama. Ontem à tarde, na região de Campos Novos, cerca de 250 atingidos fecharam a rodovia, entre 13h50min e 15h e depois das 16h20min às 17h20min.
Em Vacaria, na manhã dessa quinta-feira, cinco pessoas ficaram feridas no confronto ocorrido entre soldados da Brigada Militar e atingidos por barragens. Os integrantes do MAB tentaram bloquear as duas pistas da BR 116, munidos de pedaços de madeira e pedras, mas foram rechaçados por 33 homens do Pelotão de Operações Especiais de Vacaria e Caxias do Sul. A BM efetuou mais de 15 disparos de balas de borracha. Os cinco feridos, que sofreram escoriações leves e luxações, registraram queixa de agressão corporal na DP da cidade. Segundo a Brigada Militar, havia um acerto no sentido de que apenas uma pista poderia ser bloqueada. A BM e a Polícia Rodoviária Federal permaneciam ontem à noite no trecho da BR onde se concentra a manifestação. (CP, 28)